Regras no Uso do Elevador


Regras no uso do elevador


Não há como negar: o elevador traz praticidade, além de ter virado ponto de encontro de vizinhos. Porém, também é um motivo de discórdia em muitas assembleias de moradores. Afinal, morar em copropriedades tem sido uma opção de boa parte das pessoas nos centros urbanos, motivadas principalmente pela segurança e comodidade.

A todo momento, eles transportam pessoas, animais e cargas, especialmente em prédios a partir de cinco pavimentos. Aliás, o equipamento é obrigatório nesses casos, ou quando a altura entre os andares permitir a instalação do elevador para garantir a acessibilidade de cadeirantes, por exemplo.

Quais são as principais regras do elevador do condomínio?

Ao circular em um prédio, seja residencial ou comercial, você certamente já se deparou com placas informativas sobre o peso máximo permitido nos elevadores ou alertas para se certificar de que os mesmos se encontram no andar antes de entrar, não é mesmo?

O motivo é que existem regras de segurança do fabricante, além de normas para padronizar o uso dos equipamentos, aumentando a sua vida útil e evitando danos. Veja algumas das principais regras do elevador do condomínio em relação à segurança e à economia de energia:

  • Não lotar o elevador e respeitar a capacidade máxima indicada;
  • Entrar só depois de confirmar que o elevador se encontra no andar;
  • Chamar apenas um elevador por vez para evitar gastos de energia;
  • Obedecer às regras do regimento interno quanto ao uso do elevador.

Algumas regras do elevador do condomínio são específicas e outras universais. Quando se fala da capacidade de peso da cabina, por exemplo, segue-se à regra de segurança estipulada pelo fabricante. Há ainda algumas leis municipais e estaduais que tratam do tema.

Na maioria dos casos, as regras do elevador do condomínio estão nas normas do regimento interno, que estipulam diretrizes como não usar o elevador social com carrinhos de supermercado, animais sem coleira, entre outros. Essas, entretanto, cabem ao síndico definir juntamente aos moradores.

Para concluir, o equipamento é de uso coletivo, no qual as normas da boa convivência e as regras do elevador do condomínio devem ser seguidas para proporcionar o bem-estar geral.

_


Sobre a Empresa

A Logos Elevadores é uma empresa nacional que oferece soluções inteligentes atuando na conservação, manutenção e modernização de elevadores, escadas e esteiras rolantes na cidade do Rio de Janeiro. Fundada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em transportes verticais, a empresa está totalmente regularizada junto ao CREA-RJ, RIOLUZ/GEM e demais órgãos competentes para atuar com segurança e qualidade.


Siga o nosso perfil no Instagram.